fbpx
A importância de saber o seu desempenho nos estudos

A importância de saber o seu desempenho nos estudos

Estudar para concursos sem saber o seu desempenho nos estudos pode ser um grande erro e isso pode te levar a um resultado não satisfatório depois de todo processo.

Muitas pessoas não entendem porque não passaram naquele concurso que tanto se dedicaram e a resposta para essa pergunta pode ser bem simples: Geralmente, ninguém mede o seu desempenho nos estudos ao decorrer do processo.

Você já mediu o seu? Sabe como está se saindo? Entenda a importância dessa métrica e conheça a ferramenta que pode te ajudar com esse problema em nosso artigo de hoje.

É importante saber como está indo nos estudos para ter ideiado quanto você precisa revisar cada matéria. Mesmo com bom desempenho a revisão é necessária e importante, por isso o Gestor Concursos oferece opções de resumos personalizados para você.

As pessoas com desempenho ruim devem focar ainda mais nas estratégias de revisão para fixação do conteúdo.

desempenho nos estudos

Todos nós temos maior facilidade em determinada matéria e dentro dessa matéria, existe os conteúdos que conseguimos absorver da melhor forma e aquele conteúdo que demoramos mais para entender.

Porém, você não pode determinar de forma simplista sobre o que tem facilidade e sobre o que tem dificuldade e por isso saber o desempenho nos estudos vai te ajudar.

O ideal é conseguir equilibrar os resultados de todas as disciplinas para chegar até a aprovação. No Gestor Concurso, pelas análises e relatórios isso é possível para chegar em tal equilíbrio.

Organizar seu tempo de estudos

Imagina descobrir que o seu desempenhoestá excelente? Talvez você consiga organizar o seu tempo colocando mais uma atividade de lazer, por exemplo.

Por outro lado, se você descobrir durante o processo de estudo que o seu desempenhoestá abaixo do esperado, talvez é hora de rever o tempo livre ou o tempo que está gastando em outras atividades.

Por vezes, quando o desempenho nos estudos está abaixo do esperado, não precisamos estudar mais e sim otimizar mais o nosso tempo.

Por isso consideramos tão importante ter noção de como você está se saindo. Você pode estudar horas por dia, mas se não souber o resultado daquelas horas de estudos antes da prova final poderá se frustrar.

Motivação

Um dos principais pontos de saber sobre o seu desempenho nos estudos tem relação com a motivação. Imagina só constatar que todo seu sacrifício está sendo proveitoso?

Você vai se sentir ainda mais motivado para continuar no mesmo caminho, além de entrar em uma espécie de ‘’desafio’’ querendo ver o aumento do desempenho cada vez mais.

Quem constata que seu desempenho está ruim pode se motivar para buscar a mudança de cenário, por mais que seja decepcionante, é muito melhor saber o quanto antes que não está sendo como o esperado. Concorda?

Mudar estratégias

desempenho nos estudos

Por fim e um dos pontos mais importantes, saber qual seu desempenho nos estudos pode te auxiliar na mudança de estratégias.

Por exemplo, se você está estudando por conta própria e percebe que seu desempenho não está dos melhores, pode mudar de estratégia e contar com ajuda de uma plataforma especializada. Como Gestor Concursos.

Seja qual for a estratégia escolhida se as métricas mostram que algo está ruim, é hora de repensar e o problema nem sempre está no método, mas pode estar no ambiente do estudo (muito barulhento), nas horas de estudo (pode estar estudando a noite quando é produtivo de manhã).

Quem tem a certeza que seu desempenho está satisfatório, pode continuar utilizando as mesmas estratégias, agora com a certeza que elas estão trazendo resultados positivos.

Mas como saber como está seu desempenho nos estudos?

Se você chegou até aqui e entendeu a importância de medir seu desempenho, mas não sabe como fazer isso, veja a dica que preparamos para você.

Através do Gestor Concursos você tem um gráfico de desempenho em todas as disciplinas. Quer algo mais efetivo e ilustrador para saber seu desempenho nos estudos do que um gráfico?

O legal de tudo isso é que você pode ir sempre acompanhando a sua evolução.

Ficou curioso e quer saber mais sobre essa plataforma? Clique aqui. Não se esqueça de continuar em nosso blog para conferir dicas de concursos.

Tags: | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *