Quer saber como seguir carreira militar? Veja aqui os principais concursos das forças armadas!

Quando a idade adulta chega, surgem diversos caminhos a serem seguidos: abrir um negócio, fazer faculdade, trabalhar na iniciativa privada, estudar para concursos, etc.

Dentre esses caminhos, muitos têm a vontade de ingressar na carreira militar, mas, por falta de informação, acabam desistindo.

Essa falta de informação afasta a pessoa de uma oportunidade de seguir uma excelente carreira, onde há estabilidade, bom salário e diversas outras oportunidades.

Por isso se você já concluiu o ensino médio ou superior e quer saber como seguir carreira militar, confira as nossas indicações dos principais concursos militares!

Boa leitura!

 

Um pouco sobre os concursos militares e as formas de ingresso

como seguir carreira militar

Para quem não sabe, existem diversas formas de ingressar nas forças armadas.

A mais comum delas é pelo serviço militar obrigatório. Também existe o serviço militar temporário e, por último, o ingresso por meio de concurso público.

Vamos ver como funcionam cada um deles!

Serviço militar obrigatório

Conforme consta no site do Exército Brasileiro, o Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreende, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.

Esse tipo de ingresso não é feito por concurso, e sim por alistamento. Este fica limitado a indivíduos do sexo masculino e o limite de permanência é de 8 anos. O militar, portanto, não segue carreira.

Dentro da hierarquia militar, o indivíduo inicia o serviço militar obrigatório como soldado (exército e aeronáutica) ou marinheiro (marinha).

Serviço militar temporário

O militar temporário é aquele que ingressa nas forças armadas por meio de uma seleção conduzida pelas Regiões Militares, que estabelecem o período e as vagas para cada área de interesse das Organizações Militares.

Esse tipo de ingresso também não é feito por concurso, e sim por um processo de seleção. Ambos os sexos podem se inscrever e o limite de permanência é de 8 anos.

Dentro da hierarquia militar, o indivíduo pode iniciar o serviço temporário como cabo (necessita curso profissionalizante), sargento (necessita curso técnico) ou oficial (necessita curso superior).

Concurso militar

Por último temos o militar de carreira, o qual ingressa nas forças armadas por meio de um concurso público.

A pessoa que optar por esse tipo de ingresso, terá a oportunidade de se tornar um militar de carreira e usufruir de todos os benefícios que a vida militar proporciona, tais como: estabilidade, boa remuneração, transferências pelo Brasil inteiro, etc.

Dentro da hierarquia militar, o indivíduo pode iniciar carreira militar como sargento (necessita ensino médio) ou oficial (necessita ensino médio ou superior).

Essas são as formas de ingresso. Como o nosso foco são os concursos militares, veja adiante as vantagens e desvantagens da carreira e os principais concursos!

 

Seguir Carreira Militar: Vantagens e desvantagens

A carreira militar possui muitas vantagens e, como nem tudo são flores, também possui suas desvantagens.

Vantagens

 

Estabilidade

O militar, após 10 anos de serviço contínuo, adquire a estabilidade, que constitui de uma garantia contra a despedida arbitrária do militar.

Ter estabilidade é essencial para fazer planos em longo prazo, por isso ela é vista como uma grande vantagem.

Ascensão profissional

Outra vantagem é a ascensão profissional. Além de se formar em uma área técnica (sargentos) ou em nível superior (oficiais), você poderá fazer vários cursos da sua área durante a carreira.

Conforme as promoções e a experiência, você também poderá desempenhar funções de alto reconhecimento e impacto direto em atividades de âmbito nacional.

Salário integral após aposentadoria (reserva remunerada)

Após a “aposentadoria”, o militar continua recebendo o seu salário de forma integral, o que é diferente em outros concursos.

Isso se dá porque, após esse período, o militar ainda pode ser convocado pelas forças armadas se for de interesse da administração.

Oportunidade de conhecer todo o Brasil

Como as forças armadas atuam em âmbito federal, o militar de carreira poderá trabalhar em qualquer lugar do Brasil, desde a fronteira até o litoral.

Isso pode ser uma desvantagem para alguns, mas a maioria dos militares gosta de conhecer outras regiões e culturas.

Vale ressaltar que, ao ser transferido, o militar de carreira ganha ajudas de custo para custear a mudança. E sempre sobra um bom dinheiro dessas ajudas de custo para você usar como desejar.

Desvantagens

 

Risco de vida

Apesar de vivermos em tempos de paz, a carreira militar tem grandes riscos de vida. Desde os treinamentos até em missões reais, há o risco de dano e, infelizmente, até da morte.

Formação rígida

Todo militar de carreira tem que passar por um curso de formação, em que ele estará sujeito a conceitos de disciplina e hierarquia.

Nessa formação a rotina é pesada e será necessário muito esforço físico e mental. O regime geralmente é de semi-internato (saída aos finais de semana) e em 90% dos casos será longe da sua cidade de origem.

Disponibilidade permanente

Nos quartéis se ouve muito a expressão: “o militar é militar 24h por dia”.

Ou seja, você tem que estar disponível para o serviço ao longo das 24 horas do dia, sem direito a reivindicar qualquer hora extra ou cômputo de serviço especial.

Dedicação exclusiva

Outra desvantagem é que o militar não pode ter outro emprego. Ele tem que se dedicar exclusivamente para a sua carreira.


Antes de conferir os principais concursos das carreiras, confira esse artigo aqui no Blog: Como estudar para concurso sem sair de casa!

São dicas excelentes para quem quer economizar uma grana e estudar sem sair de casa!


Seguir Carreira Militar: veja os principais concursos

como seguir carreira militar

Para nível médio

  • EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército
  • EsSA – Escola de Sargentos das Armas
  • EsLog – Escola de Sargentos de Logística
  • IME – Instituto Militar de Engenharia
  • EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar
  • AFA – Academia de Força Aérea
  • EEAR – Escola de Especialistas de Aeronáutica
  • ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • EN – Escola Naval
  • CN – Colégio Naval

Para nível superior

  • EsFCEx – Formação de Complementar do Exército
  • EsSEx – Escola de Saúde do Exército
  • CIAAR – Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica

Essa foi uma explicação rápida de como seguir carreira militar!

Trouxemos aqui um pouco sobre as formas de ingresso nas forças armadas, as vantagens e desvantagens da carreira e os principais concursos, tanto para o nível médio quanto para o superior.

Como você viu, existem inúmeros concursos os quais acontecem anualmente. Além disso, existem diversas áreas para seguir, desde a área administrativa até a operacional. Cabe a você agora pesquisar e descobrir qual concurso é o ideal para você!

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário logo abaixo! Compartilhe conosco se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão!

No mais, bons estudos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *