Concurso público: 5 motivos para você não desistir!

Uma analogia bastante conhecida no mundo dos concursos, e que quem já está estudando há algum tempo já deve tê-la ouvido, é a de que entrar nesse mundo é como entrar em uma fila.

Uma fila que você não sabe exatamente qual o seu tamanho, quanto tempo você ficará nela, mas que, com certeza, se você não desistir, uma hora a sua vez chega. E por um motivo simples, isso é o normal das filas.

Por maiores que elas sejam e por mais lentas que elas pareçam andar, uma hora elas terminam. Mas, é preciso persistência. É preciso entender que quando você chegou, já havia outras pessoas à sua frente e que, por uma questão de ordem, essas pessoas serão atendidas antes de você.

Traduzindo isso em termos práticos, a sua aprovação em um concurso público está diretamente ligada à sua capacidade de persistir, continuar firme e não sair dessa fila. Será essa capacidade de continuar lutando que dirá se você será ou não um funcionário público.

Nesse sentido, sabendo o quanto é difícil manter-se de pé nessa trajetória depois de um certo tempo, elencamos abaixo 5 motivos pelos quais você não deve jamais desistir do seu sonho.

  1. Lembre-se do porquê você e está fazendo isso

Um erro muito comum da maioria das pessoas que se dispõe a fazer algo, e isso não se limita apenas a um concurso, mas se aplica perfeitamente a ele, é não ter bem claro em mente o porquê daquilo.

Ou seja, por que você se dispôs a fazer isso? Quais os reais motivos? Tratando-se de um concurso, por exemplo, por que de fato você entrou por esse caminho? Foi apenas a questão do salário, ou este será apenas o meio pelo qual você fará o que de fato quer?

Busque trazer esse motivo à mente de volta. Isso porque, uma vez que ele te fez optar por esse caminho, com certeza ele ainda serve para te motivar a permanecer.

  1. Mapeie suas dificuldades e supere-as

O que está te fazendo pensar em desistir? Muitas derrotas? Está demorando mais do que você imaginava? Não consegue manter o ritmo nos estudos? Falta ânimos para continuar persistindo?

Mapeie essas dificuldades e, para cada uma delas, busque uma solução. E, acredite, há! Você não é o primeiro e nem será o último a ter dificuldades no que diz respeito a passar em um concurso.

Todavia, o caminho das pedras já foi trilhado. Assim, busque aprender com quem já passou pelo que você está passando e descubra o que eles fizeram para superar essas dificuldades. Lembre-se: a roda já foi inventada. Você não precisa inventar de novo.

  1. Concentre-se e esqueça da concorrência

Acredite, além dos 30% que sequer aparecem no dia da prova, a maioria dos que vão, se estudaram, estudaram praticamente nada.

Grande parte vê o valor do salário que será pago, compram uma apostila em uma banca de jornal ou assiste a algum “aulão” disponível no YouTube e acha que com isso já conseguirá disputar verdadeiramente uma vaga.

Assim, se você está realmente se dedicando, se você está estudando de verdade, e estudar de verdade é estudar pelo menos 300 horas para a prova que se tem em mente, então esqueça a concorrência. É clichê, mas é verdade, você só precisa de uma vaga.

Nesse sentido, esqueça a concorrência e concentre-se em estudar e dar o seu melhor no dia da prova.

  1. Não dê ouvidos a quem não é exemplo de superação

Pessoas fracassadas tendem a tentar desanimar quem quer algo diferente. E por um motivo simples, se todos permanecerem iguais a ela, ninguém vai perceber que ela é uma fracassada.

Dessa forma, fique atento a quem você tem dado ouvidos. É pouco provável, mas pouco mesmo, que alguém que já passou em um concurso e hoje é servidor público venha a te dizer que isso é algo ruim.

Dessa forma, cerque-se de pessoas positivas. Já não é fácil manter o foco, imagine fazer isso com alguém do seu lado o tempo inteiro dizendo que o que você está tentando fazer não vai dar certo.

  1. Não perca as esperanças.

Isso mesmo! Não perca as esperanças. Às vezes ela será a única que te restará. Mesmo sem saber porque, mesmo com tudo jogando ao contrário, por algum motivo você saberá que aquilo que você está fazendo vai dar certo.

Portanto, não deixe essa chama se apagar. Continue lutando. Lembre-se, você está em uma fila e, por mais que você não veja, hoje ela está bem menor do que se comparada com o dia em que você entrou nela.

Assim, siga firme! Afinal de contas, você já trouxe à mente o porquê dessa escolha, já mapeou os seus pontos fracos, esqueceu-se da concorrência, fechou os ouvidos para pessoas negativas, agora é seguir em frente.

Grite, se preciso for, para extravasar essa angustia, mas, sob hipótese alguma, jamais desista. É só uma questão de tempo até ver o seu nome estampado em um holerite público. Por isso, continue lutando pelo seu sonho!

Bons estudos!

Conheça a plataforma que vai fazer você chegar lá.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.