Um dia antes da prova, o que fazer?

E o tão aguardado dia está chegando. Depois de meses ou até mesmo anos estudando desesperadamente, finalmente o dia D. Você queria mais tempo, é óbvio! Afinal de contas ainda tem tanta coisa que você gostaria de dar uma última revisada.
Mas, não tem jeito! A prova está logo aí e você não tem a menor ideia do que fazer no último dia que a antecede. Estudar mais um pouco? Tirar um dia de descanso? Repassar apenas os principais tópicos? O que fazer?
Perguntas como essas causam o certo desespero na cabeça de qualquer concurseiro. Isso porque, depois de tanto estudar, a última coisa que qualquer pessoa deseja é cometer um erro na última hora.
Por conta disso, listamos abaixo, para que você possa ter melhores parâmetros para decidir, as principais coisas que você pode fazer no último dia de estudo.
São detalhes que podem fazer toda a diferença na sua vida, portanto, preste bastante atenção a cada um e veja qual deles é melhor para você.
1. Descansar
Convenhamos, se você estudou como de fato deveria ter estudado, você já está bastante cansado. Afinal de contas, qual foi a última vez em que você passou um dia inteiro sem ler alguma coisa sobre concurso?
Assim, por que não tirar esse último dia para descansar um pouco? Relaxar um pouco a mente?
Uma das vantagens de fazer isso é que você chega no local do exame mais relaxado, seu corpo está mais descansado e conseguirá, por consequência, realizar tudo mais tranquilo.
Por outro lado, se você não conseguir de fato relaxar porque não consegue se desligar e fica o tempo inteiro pensando que poderia estar revisando algo, isso pode ser uma péssima ideia uma vez que não vai ter feito nem um nem outro.
2. Continuar estudando normalmente
Essa, certamente, é uma das piores estratégias que você pode adotar. Fica até difícil imaginar qual seria uma possível vantagem sua, se é que há.
Continuar estudando é uma das piores opções que você pode escolher. E por um motivo simples, se não aprendeu até aqui, não vai ser agora que você vai aprender.
E, ao fazer essa escolha, você ainda corre o sério risco de entrar em desespero ao perceber que tem partes do conteúdo que você ainda não absorveu. Você está tenso, ansioso, a melhor coisa a fazer nesse momento é revisar o que você já sabe.
3. Ler seus resumos
Ao contrário da última, essa sim é uma excelente estratégia. São seus resumos. Você os entende. Não se trata de nada novo que pode vir a te deixar nervoso. Não! Muito pelo contrário.
O processo de leitura de resumos um dia antes é excelente para causar no candidato a sensação de confiança, de que ele tem domínio do conteúdo. E isso é algo ótimo. Ir para a prova com confiança, faz toda a diferença.
Mas confiança neste sentido, isto é, uma confiança que tem base e não aquela confiança sem fundamento de alguém que sequer estudou e, ainda assim, tem plena convicção de que uma das vagas será sua.
Assim, se você fez, tire o último dia de estudo para ler todos os resumos de todas as matérias. Essa, inclusive, é uma excelente forma de deixar o conteúdo ainda mais fresco em sua cabeça.
4. Assistir a “aulões”
Essa é uma excelente opção para quem está em dúvidas entre continuar estudando, seja por meio de aulas ou resumos, ou tirar o dia para descansar.
Alguém nessa situação pode optar por assistir a um “aulão”, assim, ao mesmo tempo em que ela compartilha aquela energia positiva dos professores e demais alunos, de quebra, ainda pode ouvir dicas preciosas que lhe farão garantir algumas questões no grande dia.
5. Último simulado
Por último, ainda há aqueles que acham que a melhor coisa para se fazer no dia anterior é o último simulado. E Isso, a semelhança de continuar estudando normalmente, é outro detalhe que você precisa pesar bem.
A depender de qual a sua nota nesse simulado, você pode vir a ficar bastante desanimado e ainda mais ansioso. Desse modo, avalie bem se vale a pena realizar um simulado a essa altura do campeonato.
Conclusão
Vimos, pois, alguns dos caminhos que você pode escolher percorrer um dia antes do tão aguardado dia. Todavia, mais importante do que conhecê-los é saber que eles não são iguais para todo mundo.
Algumas pessoas conseguem ficar o dia anterior inteiro sem fazer nada, descansam de verdade e são aprovados com excelentes notas.
Há outros, ainda, que leem seus resumos até o último segundo antes da entrega do material e, de igual forma, são também aprovados.
Nesse sentido, agora que conhece cada uma dessas opções, a melhor coisa a fazer é testar cada uma delas em seus simulados e ver qual que melhor se adequa a você. Depois é só colocar em prática quando o grande dia chegar.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.